Pesquisadores veem eficácia da maconha no tratamento da Covid-19
Estudo necessita de revisão, segundo cientistas canadenses. Cannabis apresentou potencial de diminuir a entrada viral através da mucosa oral
Pesquisadores da Universidade de Lethbridge, no Canadá, descobriram que extratos específicos de Cannabis sativa são promissores como um tratamento adicional para a Covid-19.
Informalmente conhecida como maconha, a planta tem extratos que po elevar a proteção das células contra o novo coronavírus, de acordo com a pesquisa.
O estudo é liderado pelo professor de biologia, Igor Kovalchuk, CEO da Pathway RX, uma empresa de pesquisa focada no desenvolvimento de terapias personalizadas de cannabis.
A pesquisa foi enviada para o site Preprints (leia aqui). Isso significa que o estudo ainda não foi revisado por pares ou publicado em uma revista científica.
De acordo com o texto, os extratos podem ser usados para desenvolver tratamentos preventivos fáceis de usar na forma de produtos para lavagem bucal e gargarejo na garganta, tanto para uso clínico quanto em casa.
Contudo, esses produtos devem ser testados quanto ao potencial de diminuir a entrada viral através da mucosa oral.
“Dada a atual situação epidemiológica terrível e em rápida evolução, todas as oportunidades e avenidas terapêuticas possíveis devem ser consideradas”, explicou Kovalchuk, no artigo.
Fonte : https://www.metropoles.com/mundo/cannabis-mostra-promessa-de-bloquear-infeccao-por-coronavirus