A história da Ilha das Cobras está repleta de mistério e perigo. Conheça 7 fatos sobre Queimada Grande que vão te impressionar.
1. A Ilha de Queimada Grande, ou Ilha das Cobras, fica na costa brasileira, a quase 150 quilômetros de São Paulo. A Ilha tem cerca de um quilômetro e meio de comprimento, e é habitada por milhares de jararacas-ilhoas, que estão entre as cobras mais mortais do mundo.
2. O nome Queimada Grande vem do fato de que os antigos visitantes da ilha ateavam fogo à vegetação para espantar as cobras e desembarcar com segurança.
3. O governo brasileiro precisa autorizar todas as viagens a Queimada Grande, mas caçadores ilegais continuam a fazer expedições não autorizadas para caçar as jararacas-ilhoas. Cada cobra pode ser vendida no mercado negro por uma boa quantia em dinheiro.
4. Na década de 1920 um zelador do farol foi enviado à ilha com sua mulher e sua filha de cinco anos. O farol era utilizado para avisar os navegantes sobre as perigosas correntes em torno da Ilha das Cobras.
Durante uma viagem para levar recursos, a equipe encontrou o farol abandonado e a porta aberta.
A família acabou sendo encontrada, morta, em uma trilha na encosta. Diz a lenda que, apesar dos muros de proteção em torno do farol, uma cobra conseguiu entrar.
Até hoje, muitos dos que visitam a ilha afirmam ouvir a leve risada de uma garotinha ecoando com o vento.
5. Os últimos habitantes humanos cuidavam do farol, e deixaram a ilha após o farol ser automatizado na década de 1920. Desde então, a marinha brasileira realiza visitas anuais para realizar a manutenção.
6. Outra lenda conta a história de três pescadores famintos que voltavam ao continente de uma viagem de pesca infrutífera, e foram atraídos pelas bananeiras da ilha.
Uma vez na ilha, os três pescadores foram picados por cobras e voltaram correndo para o barco. Várias semanas depois, dois dos corpos foram encontrados em poças de sangue. O terceiro pescador nunca foi encontrado.
7. No começo do século XX, agricultores tentaram criar uma plantação de banana na ilha. Eles tentaram matar todas as cobras queimando a ilha inteira, mas elas sobreviveram se escondendo nas cavernas e fendas escondidas da ilha. Os planos da plantação foram abandonados.