Tribunal derruba fake news de Juquitiba contra Analice Fernandes
O Tribunal Regional Eleitoral determinou ao Facebook a remoção de fake news - notícia falsa contra a candidata a deputada estadual Analice Fernandes, a ordem foi expedida de 22 de setembro.
O juiz Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia ordenou que o Facebook fizesse a retirada do conteúdo da página, assim como identificasse o autor da postagem, Luis Val, que se existir terá que se apresentar à justiça para se defender.
A notícia falsa acusava Analice de não ter trazido recursos para o Campo, de compra de voto e de envolvimento com a máfia do rodoanel.
O juiz aponta que “assim, em cognição sumária, verifica-se que as publicações impugnadas divulgam fatos sabidamente inverídicos (fake News), bem como imputam a Representante fatos criminosos capazes de macular sua honra perante o eleitorado, de modo a justificar a concessão da liminar”.
O facebook já retirou o conteúdo de seus páginas.
As fake news estão na mira do Tribunal Eleitoral que tenta evitar a disseminação de notícias falsas em tempos de eleições.
Segundo a deputada Analice Fernandes, é lamentável que este tipo de ação possa se propagar tão rapidamente. “Confio na Justiça, porém infelizmente muitas vezes, não conseguimos nem sequer detectar onde está a fake news para podermos nos defender”, avalia Analice.
foto : Deputada Analice Fernandes lamenta a disseminação de fake news - notícias falsas. “É típico de quem não tem trabalho”.